9 de set. de 2009

Diários de motocicleta


" Deixe o mundo te mudar, para depois você mudar ele".

Se prepare para uma aventura, mas não uma aventura qualquer, rumo ao desconhecido e ao horizonte. É uma saga latino americana, um poema grego escrito pelos deuses personagens dessa história? Ernesto Guevara (Gael Garcia Bernal) estudante de medicina, cansado da rotina e aulas da faculdade, e com ele teu amigo Alberto Granado (Rodrigo De La Serna) bioquímico, vagabundo competente.
Pegue sua mochila, itens básicos, fortes doses de inspiração, um amigo com quem compartilhe a mesma linha de raciocínio, o teu espírito inquieto, a vontade desbravadora a e é claro "la poderosa" uma motocicleta norton 500. Misture isso tudo e acrecente a paixão pela estrada. Foi nisso que deu o filme dirigido por Walter Salles em 2004.
Escrevo ensaios sobre cinema vinda por uma paixão por filmes, e acho o cinema tão real quanto a vida. E digo que o cinema foi uma espécie de oracúlo. E eiz a pergunta - filme muda a gente? (pausa)... Não! Não muda, mas inspira profundamente. Acho que só a vida tem o pode mexer com nosco, e assim nos transformar.
Com uma trilha sonora autêntica, diários de motocicleta é da queles filmes que demoram a ser digerido. A história é baseada no livro de notas de Ernesto Guevara e Alberto Granado que narra a odisséia dos dois jovens argentinos atravessando o continente sul americano numa motocicleta, o roteiro é precorrer 8 mil km em 6 meses de Buenos Aires (arg) à Caracas (ven). Ernesto estudante de medicina para no último período da faculdade para viajar com amigo e no meio do caminho comemorar o aniversário de 30 anos do parceiro. O ano é de 1952.
Esse é um relato um pedaço de duas vidas que caminharam juntas algum tempo, respirando as mesmas inspirações. Tinha que ser um mal filho, um mal namorado, ter o espírito irrelevante, e amar principalmente a vida para embarca numa viagens dessas. Largando a civilização, eles vão sentindo mais e mais a liberdade e a natureza. Percorrer o imenso continente em 8 meses, com uma moto que cada dia que se passa fica menos poderosa, metódo para tal façanha: "la improvisación". Vivendo e cheirando a sociedade, olhando as desigualdades sociais e injustiça com os pobres eles vão mudando um pouco por dentro. No fim Salles foca a imagem com olhar humano em Ernesto e nos dá o recado que apartir dali ele deixa de ser o simples "Fuser" e passa ser Che Guevara, um dos personagens políticos e culturais mais simbolícos do século xx.

* Ficha técnica e nota do filme
Título: Diários de motocicleta
Título original: The Motorcycle Diaries

Origem: Brasil, chile, peru, argentina, cuba, reino unido, Eua, França, Alemanha
Gênero: Aventura
História: Viagem pela américa latina
Diretor: Walter Salles
Elenco: Gael Garcia Bernal, Rodrigo De La Serna
Trilha sonora: Al Otro Lado del Rio
Duração:126 minutos
ano de lançamento: 2004
Festivais/premiações: Oscar/melhor canção; Bafta/melhor filme língua estrangeira e canção; Cannes/prêmio júri, prêmio técnico; Goya/melhor roteiro adaptado
Nota do filme: 9,60

Um comentário: