13 de nov. de 2009

O equilibrista





Se prepare para chocar, para sair do convencional e ser carregado a uma aventura e talvez não mais voltar! Você correrá riscos ao ver um louco são sobre uma corda pelos monumentos mais populares do mundo. Acho que os bons filmes assim como livros são aqueles que lhe faz sentir na pele do personagem. Foi assim que me senti, na pele, no próprio Philippe Petit. E te juro aqui que você nunca terá tanto medo de altura. Se você lhe pergunta a Petit o que ele acha da vida ele dirá:

-Para mim, é tão simples... Que a vida deva ser vivida perigosamente. é preciso exercitar a rebelião. Recusar-se a ficar preso a regras. Recusar seu próprio sucesso. Recusar-se a se repetir. Ver cada dia, cada ano, cada ideia como um verdadeiro desafio. E então você vai viver a vida em um corda bamba.

Cena em que Petit brinca na torre norte e sul do World Trade Center

O documentário de James Marsh narra a história do talentoso e teimoso equilibrista francês Philippe Petit. Desde adolescente em que ele conquista sua querida Annie - partir dali ela sabe que irá seguir com ele. Petit é impiedoso e perfecsonista. Com passar dos anos seus amigos o ajudam em suas ousadas tarefas viajando assim o mundo e pendurando nos mais alto edificíos. até que então se ouve dizer que nos Eua estava construindo Wtc. Petit então avisa aos seus compatriotas que lá seria o próximo lugar para se equilibrar. Todos o chamam de louco afinal os edifícios gêmeos tinham nada mais do que 110 andares. No dia 7 de agosto de 1974 Petit coloca seu plano de equilibrar irregularmente na época no prédio mais alto do mundo, Para realizar o feito Petit levou 8 meses planejando-o com amigos, buscando um meio de enganar a segurança do World Trade Center para que pudesse entrar no prédio com a corda de aço e equipamentos.

Com a música de Michael Nyman, com humor, você não acredita no que irá ver em o equilibrista, esse documentário foi sem dúvida uma das melhores produções assistida do ano.

*Ficha técnica e nota do filme:
Título Original: Man on Wire
Título: O equilibrista
Origem: Inglaterra
Gênero: Documentário
Diretor: James March
Produção: Simon Chinn
fotografia: Igor Martinovic
Elenco: Paul McGill (Philippe Petit) Ardis Campbell (Annie) David Demato (Jean Louis) David Roland Frank (Alan) Philippe Petit Jim Moore...
Trilha sônora: Michael Nyman
Duração: 90 minutos
Ano de lançamento: 2008
Festivais/premiações: Bafta melhor filme, Oscar melhor documentário, Festival de Sundace
Nota do filme: 9,30

3 comentários:

  1. Anônimo11/16/2009

    Fico feliz pela sua visita e ao mesmo tempo honrada!!

    Obrigada mesmo!
    Volte sempre que quiser!!

    E parabêns pela iniciativa!!

    Sobre o filme, eu conheço, porém, imagino a intensidade que o mesmo te causou! - Q bom!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11/16/2009

    Olá Gustavo!! - Fico feliz e ao mesmo tempo horanda pela sua visita!!

    Obrigada mesmo! Volte sempre que quiser!!!

    Bom, a respeito do filme que mencionou eu não conheço, porém, acredito na suscitação que o mesmo tenha causado em você!

    Parabêns pela iniciativa e proposta do blog!!

    ResponderExcluir
  3. Não conheço, mas preciso conferir!

    ResponderExcluir