25 de nov. de 2009

Segunda-Feira ao sol


Que dia é hoje ?


Segunda-Feira ao sol se passa na Espanha comtemporânea no pós-Guerra fria (1989 -). Desagregada pelo processo de reestruturação produtiva essa Espanha não consegue promover o bem-estar de uma camada da população que se encontra desempregada. O filme narra de perto a história dos personagens Santa (Javier Bardem) - Mar adentro", José Soarez, Lino e Amador ex operários que foram demitidos do estaleiro naval aurora. A empresa é fechada e essa demissão não é temporária e sim definitiva, sendo assim extinto todos metalúrgicos de indústria naval. Inconformados eles respiram um ar de desprezo e indignação. Ficando a mercê de procurar outros empregos e sobreviver de pequenas ocupações temporárias.

Javier Bardem interpreta Santa. Um machão rebelde e auto-suficiente que recusa a admitir seu fracasso. Ele se torna uma espécie de líder dos seus compatriotas que estão completamente desmotivados e sentidam-se perdedores completos. O filme retrata um aspecto sócio-econômico, e diz numa sutileza como o estado e o capitalismo influenciam na vida das pessoas. Mergulhados no alcoolismo e em crises familiares, esses amigos não vão se separarem até o fim.

O sentimento de exclusão é constante para os personagens de Segunda-feira Ao Sol; é traduzido a tona a revolta contra a classe opressora. Santa é o héroi da trama, rebelde e conquistador (Esse papel de Bardem é o meu preferido de todos dele). O filme é um trágica comédia. E se me perguntarem para indicar um filme com tema amizade, Segunda-Feira ao sol é meu pitaco.

*Ficha técnica e nota do filme:
Título Original: Los Lunes Al Sol
Título:
Segunda-feira Ao Sol
Origem:
Espanha
Gênero:
Comédia
Diretor: Fernando León de Aranoa
Produção:
Elías Querejeta e Jaumes Roures
Roteiro:
Fernando León de Aranoa e Ignacio del Moral
Fotografia: Alfredo F. Mayo Elenco: Javier Bardem (Santa); Luis Tosar (José); José Ángel Egido (Lino); Nieve de Medina (Ana); Enrique Villén (Reina); Celso Bugallo (Amador).
Música:
Lucio Modoy
Duração: 113 minutos

Ano de lançamento: 2002

Áudio: Dolby Digital 5.1 (Espanhol)

Orçamento: 4 milhões

Festivais/premiações:

Nota do filme: 9,
70

Separei um trecho do filme - A cigarra e a formiga:
http://www.youtube.com/watch?v=KnL5GRrM3P4&NR=1

7 comentários:

  1. Anônimo11/26/2009

    Sim, faço cinema! \o/

    Tenho alguns trabalhos (curta-metragens e documentário) produzidos, porém, não como roteirista e sim como assistente de direção/produção e produtora.

    Você já desenvolveu o roteiro? - Quanto a trilha sonora, você mesmo que compôs ou é de uma banda que você conhece - Porque se for tem que tomar cuidado com direitos autorais.

    Imagino que você tenha trabalhado na 100% Video? Certo?

    Em todo caso neste final de semana vou estar online no msn, para falarmos um pouco mais.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11/26/2009

    Javier é um grande ator!

    Honestamente, prefiro ele fazendo filmes espanhóis - Suas interpretações sae com mais naturalidade. -

    Add na minha lista de filmes que irei assistir na férias!

    Muito bom!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/26/2009

    Olha eu aqui novo!- rsrsrs

    Estava mesmo querendo disponibilizar alguns dos meus trabalhos na net e será com certeza um prazer enviar a você!

    Bom, quanto o código de avaliação você pode obter através desse site: http://www.outbrain.com/

    Basta você preencher o cadastro e pegar o código.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gustavo.
    Achei super interessante as tuas considerações sobre o trabalho de Krzysztof. Eu assisti "A Liberdade é Azul" no início do ano, quero revê-lo! até mesmo porque não me recordo desta cena que você citou. É um trabalho excelente, mas não para ser visto à uma da manhã quando você está com um pouco de sono. haha (meu caso).

    Falando nele, se puder dê uma olhada neste link aqui:
    http://www.forum.clickgratis.com.br/farra/t-13626.html

    Há praticamente toda filmografia para download, ou a maior parte dela.
    Estou baixando alguns e me lembrei de você.

    Ah, é preciso de um cadastro para ter acesso. Mas é bem objetivo. Se tiver alguma dúvida e eu puder ajudar, só dizer.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11/30/2009

    Gustavooo, depois de uma passadinha pelo meu blog para que voce veja se ficou melhor com as mudanças que eu fiz, e desculpe a falta de postagem por la, mas to com a vida corrida no momento!
    bjos!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12/02/2009

    Não sei se ainda está vivo, mais tem três presentinho para você no meu blog (Cine Europeu).

    Passe lá para pegar dps!

    ResponderExcluir
  7. Aii você está vivo! Que bom! \o/

    Primeiro pensei que você tivesse se assustado com meu e-mail. - uhauhauahuah.
    Tenho uma grande tendência para isso. Principalmente com meu jeito "delicado" de expressar o que penso.

    Bom, pois é amigo são para essas coisas inclusive para presentear!

    Dps você add no seu blog pode ser nesse ou no outro já que você está se dedicando mais ao outro - gente importante é outra coisa - uhauhauahuah

    Enfim,
    vou responde seu e-mail o mais breve possível. Ok!
    Quem sabe no domingo dps de um delicioso patel de feira!?

    Beijoooos no S2!

    ResponderExcluir