18 de nov. de 2009

Pollock



Como você sabe quando você terminar de uma pintura? Pollock: Como sabes que termina de fazer amor?


A vida de Jackson Pollock é contado nesse filme. Projeto pessoal de Ed Harris que protagoniza, dirigi e produz o filme. Ed que faz Pollock na trama tem uma grande semelhança física com o pintor. O pintor americano foi referente ao movimento expressionista abstrato que o promoveu um dos artistas mais famosos de sua época. Ele revolucionou a arte dos anos 40, com ajuda Lee Krasner (Marcia Gay) também artista plástica que engajou a promover seu trabalho, mais tarde se casaram. Sua vida pessoal não é nenhum mar de rosas. Pollock é uma pessoa que se expressa através de seu trabalho, assim expulsando seus demônios. Com a personalidade forte e perturbada ele se agrava no alcoolismo. Acima de tudo o filme biográfico narra o inicio de sua carreira até a fama e depois o fim trágico.

Marcia Gay ganhou o oscar de melhor atriz coadjuvante nesse filme. Foi a primeiro filme dirigido por Ed Harris. O filme explorou muito a loucura do artista perturbado, sendo as vezes monótono, e com diálogos fracos. Com atuações normais dos atores , mesmo assim não deixa de ser marcante, com as cenas de pintura de abrir o queixo. é indicado para qualquer amante da arte.


*Ficha técnica e nota do filme:
Título Original: Pollock
Título: Pollock
Origem: Eua
Gênero: Arte-drama
Diretor: Ed Harris
Produção: Fred Berner, Ed Harris e John Kilik
fotografia: Lisa Rinzler
Elenco: Ed Harris (Jackson Pollock); Marcia Gay Harden (Lee Krasner); Jennifer Connelly (Ruth Klingman); Val Kilmer (Willem de Kooning)
Música: Jeff Beal
Duração: 117 minutos
Ano de lançamento: 2000
Festivais/premiações: Indicado a melhor oscar de melhor ator; Oscar de melhor atriz coadjuvante.
Nota do filme: 6. 90

Um comentário:

  1. Um filme sublime, acredita que nem achava que a Gay Harden ganharia? Ed Harris, inclusive, passou da vez de ganhar OSCAR, adoro ele!

    ResponderExcluir