19 de nov. de 2009

O quarto do filho


Só os italianos nos fazem chorar

O quarto do filho é um filme forte, tocante, profundo e transparente que vai mexer com você Mais do que merecido ganhou o palma Ouro em Cannes em 2001. O filme fala de assunto difícil que a dor e a perda. Giovanni (Nanni Moretti) é um psicanalista bem humorado que reside e trabalha na cidade de Ancona, na Itália. Seus pacientes são complexos - um homem que fala que vai suicidar com marcada, uma mulher obsessiva, um sexólatra. Sua rotina se dividi em casa e consultório. Ele é casado com Paola (Laura Morante) e tem dois filhos: a menina Irene (Jasmine Trinca) e o jovem Andrea (Giuseppe Sanfelice). Em casa tudo vai bem e tranquilo até que sua vida transtorna. Giovanni atende um chamado do teu paciente suicida, e deixa de acompanhar seu filho a um programa. Andrea acaba morrendo afogado nesse dia.



A história é narrada com simplicidade, sem chavões, sem pretensão de ser um filme cabeça. As atuações Laura e Moretti são de impressionar; O clima é completado pela música sentimental do grande compositor italiano Nicola Piovani : seus temas encaixam-se perfeitamente na trama, como no caso de By This River, de Brian Eno. Na profunda análise de Moretti, a dor pode ser redobrada quando transformada em culpa (o que não é difícil), e o luto de cada um é também a chave para sua redenção. Claro que, de um ponto de vista emocional, "O Quarto do Filho" é muito pesado, mas entendi que esse filme é clamor para a vida, vida em abundância que nos faz transcender. É um filme inesquecível.


*Ficha técnica e nota do filme:
Título Original: La Stanza del Figlio
Título: O quarto do filho
Origem: Itália
Gênero: Drama
Diretor: Nanni Moretti
Produção: Nanni Moretti e Angelo Barbagallo
Roteiro:Nanni Moretti, Linda Ferri e Heidrun Schleef
fotografia: Giuseppe Lanci
Elenco: Nanni Moretti (Giovanni); Laura Morante (Paola); Jasmine Trinca (Irene); Giuseppe Sanfelice (Andrea)...
Música: Nicola Piovani
Duração: 98 minutos
Ano de lançamento: 2001
Festivais/premiações: Palma de ouro Cannes; Prémio Fipresci
Nota do filme: 9,20



7 comentários:

  1. Mandou super bem!
    "A história é narrada com simplicidade, sem chavões, sem pretensão de ser um filme cabeça". Esta tua descrição é bastante precisa! Quando o assisti, fiquei pensando em como será que esta proposta sobreveio? muito provavelmente, a partir de idéias humildes, com o objetivo de trazer reflexão a quem vê.

    Enfim, é um trabalho super digno mesmo!
    :)

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Você definiu muito bem o filme ao dizer que o mesmo é forte, tocante, profundo e transparente. - Sem dúvida só os italianos para transmitir essas sensações!

    Um filme altamente recomendável!
    Parabêns!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11/22/2009

    Ola Gustavo, muito legal seu blog, e lendo sobre esse filme, fiquei curiosa de saber se é um filme encontrado nas locadouras de sao paulo, normalmente, ou se é de exclusividade do cinema italiano no momento!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Notei que este filme sempre toca as pessoas, ainda mais aquelas emotivas ou receptivas às sensibilidades propostas no belo roteiro deste filme.

    Já vi duas vezes, sempre recomendo a amigos e familiares, principalmente aqueles que gostam de um bom drama e profundidade cinematográfica.

    Engraçado que as duas vezes, eu vi na faculdade. Desenvolvemos um bom seminário sobre este filme e outros, relacionados.

    Muito bom a maneira como escreve e conceitua seus filmes aqui.

    Já estou te seguindo, Gustavo.

    ResponderExcluir
  5. Renato a idéia é básica sim, o que impressiona é o roteiro escrito e o entendimento dos atores pela trama, como disseram só os Italianos nos transmitem sensações assim. Moretti disse na pauta que teve a idia desse filme a muito tempo atrás, lá pro ano de 91. Mas que na época não teve psicologico de produzir o filme porque acabara de nascer seu filho. 10 anos depois está ai sua obra prima.

    ResponderExcluir
  6. Camila esse filme é popular sim, não é difícil assim de encontrar, ainda mais em sampa as coisas por ai é de fácil acesso.

    ResponderExcluir
  7. Ah, fiquei com vontade de assistir!! Mto legal seu blog! =D

    ResponderExcluir