16 de nov. de 2009

O mundo de Jack e Rose


O filme trata-se da relação de dois personagens Jack Slavin (Day-Lewis) e Rose (Camilla Belle), pai e filha na trama. Os dois moram em uma casa de praia afastada da civilização que antigamente era uma comuna. Jack cria sua filha com um amor que foge as regras. Longe da civilização ela não estuda e sendo assim criada e educada somente por ele sendo que sua esposa já morreu. O local em que eles moram era uma antiga comuna, onde moravam pequenos grupos de pessoas que compartilhavam um estilo de vida, simples, solidário e sem desperdício. O filme trata dum amor de pai e filha como também a nostalgia dos anos 60 em que teve as idéias do movimento hippie, o filme tem um tom sarcástico. Jack não consegue acompanhar o seu tempo, ele age com amor porém é soberbo.
Rose é menina de 16 inocente, bela e pura. O pai que isolou ela a vida toda do mundo decidi dar um capítulo novo na história deles, convida então sua namorada secreta parar ir morar com eles, fato não muito bem aceito por Rose no começo. Jack também olha para o lado de sua saúde que não vai nada bem, e a garota precisa de alguém para cuidar dela.


O filme é muito mais profundo do que se pensa, trata-se também do assunto sobre incesto, Comunidades, idealismos, o filme ainda é muito pequeno perto do que a humanidade é em seu âmbito, mas vale a pena a tentativa. Belo e não tem mais o que falar, cada um tem que tirar sua prova. Com a trilha sonora folk, a fotografia perfeita e história cativante com a impecável atuação dos atores do começo ao fim, o mundo de Jack e Rose tem que ter um espaço reservado na sua memória.


*Ficha técnica e nota do filme:
Título Original: The Ballad of Jack and Rose
Título: O mundo de Jack e Rose
Origem: Eua
Gênero: Drama
Diretor: Rebecca Miller
Produção: Lemore Syvan
fotografia: Ellen Kuras
Elenco: Daniel Day-Lewis(Jack Slavin); Camilla Belle (Rose Slavin); Catherine Keener (Kathleen); Ryan McDonald (Rodney); Paul Dano (Thaddius); Jason Lee(Gray); Jena Malone (Red Berry)
Trilha sônora: Michael Rohatyn
Duração: 112 minutos
Ano de lançamento: 2005
Festivais/premiações:
Nota do filme: 8,90

2 comentários:

  1. Oi, Gustavo!

    Obrigado pelos elogios quanto ao blog!
    E claro, é sempre uma experiência significativa conhecer pessoas com propósitos e fins semlehantes.
    Inclusive, não conheço este filme, mas o modo como o abordou, me fez ter grande interesse em procurá-lo. Tentarei vê-lo por esses dias.
    Pelo o que vc disse em relação aos temas discutidos, ele aparenta ter diálogos fortes. Certamente é bom!

    Abraço, boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Filme com boas doses de diálogos em atuações sublimes, acho o Day Lewis excepcional! Otimo seu post!

    ResponderExcluir